Portuguese Afrikaans Arabic Chinese (Traditional) Dutch English Filipino French German Hindi Hungarian Indonesian Italian Japanese Korean Malay Polish Russian Spanish Swedish Thai Vietnamese

JAPAN FLAGCHINA FLAG

Forte terremoto de 7.0 vai atingir Java , Indonésia , descreve presságio de Jucelino Luz

Java  - Forte terremoto de 7.0  vai  atingir  Indonésia  , descreve presságio de Jucelino Luz

Por Jucelino Luz   -  30  de novembro  de 2017

 

 

Um terremoto de magnitude 6.6  na escala Richter vai atingir a costa da ilha de Java, na Indonésia, e  vai causar  um número grande  de mortes, afirma carta escrita por Jucelino Luz   em 19 de novembro de 2017 

Além disso, alguns edifícios vão desabar  por causa do tremor, e as autoridades vão ter que  emitir um alerta de tsunami. O sismo será  sentido por cerca de 19  segundos na capital Jacarta, fazendo as pessoas fugirem em pânico para as ruas, enquanto televisões vão mostrar  congestionamentos nas áreas litorâneas. Esse terremoto será divulgado nas previsões de Dezembro de 2017.

 

Segundo Luz , edifícios vão desabar na cidade de Tasikmalaya, na parte ocidental de Java, a 260 quilômetros de Jacarta.

Há pouco mais de um ano, em 7 de dezembro 2016 , um terremoto de 6.5 já havia matado cerca de 100 pessoas na ilha de Sumatra. Essa mesma região, também em dezembro, foi palco de um sismo de 9.1 em 2004, que provocou um tsunami no Oceano Índico e fez 250 mil vítimas, sendo 100 mil apenas na Indonésia. E nesses dois terremotos foram alertados por Jucelino Luz, inclusive , após  receber a resposta  da Embaixada , encontrou pessoalmente , o Embaixador da Indonésia, naquela época , falando  sobre aquele assunto.

Aproximadamente 150 milhões de pessoas, mais da metade da população do país, vivem em áreas com risco de terremotos  e  vulcões mortais .

Embora, seja um país muito maravilhoso , lindo nas paisagens, exuberante   e muito hospitaleiro , sobretudo, com um  povo muito amável.

 Infelizmente, geograficamente , fica situado em uma região de constantes  terremotos  e  outros problemas naturais .

Mario Ronco Filho  - jornalista