SITE JNL - USA

JNL
SITE OFICIAL - BRASIL

Criar e propagar boatos , informações falsas são crimes ? Cuidado com armadilhas ventiladas em alguns meios de Comunicação ! 

 

falsa1

 

 

Eu sou vítima desse tipo de informação falsa por pessoas litigantes de má fé .

A coisa mais difícil no Brasil, é conseguir direito de resposta ou retirar esses vídeos falsos , imagens - pois quem permite a hospedagem , finge e ignora os requerimentos ( ou notificações ) e quando vai para a Justiça pior ainda ...quase sempre rasgam a Constituição e seus direitos legais .( falo como vítima )

         

   Muito cuidado !

                          

 

As notícias falsas são apontadas como um dos principais desafios das vítimas . E o combate a essas notícias se tornou prioridade , mas no Brasil recorrer à quem ?

Tudo agora para parte da Justiça brasileira , virou “ Liberdade de expressão e pensamento ...”

O cidadão de bem não pretende assistir passivamente o cometimento desses ilícitos. E é embora aqui no Brasil seja muito difícil conseguir o direito de resposta - temos que ir atrás dessa ferramenta . A todos aqueles que pretendem usar as fake news para obtenção de um resultado ilícito, que coloquem suas barbas de molho.”

Porem entidades que defendem a liberdade de expressão temem que a ideia de combate às fake news acabe dando espaço para a censura, o quem também consideram um risco para a democracia.

Aqui no Brasil , é uma outra coisa que tentam sempre mascarar e confundir - principalmente a grande mídia marrom - “ Censura com liberdade de Imprensa “

Acho que deveria se tornar crime a criação e disseminação de notícias falsas. Tramita no Senado o projeto de lei 473/2017, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que prevê prisão de seis meses a três anos e multa para quem divulga notícia que sabe ser falsa e que possa distorcer, alterar ou corromper a verdade.

Como funciona a pena atualmente:

“Em outras palavras, não é crime criar boatos”, diz. Ele aponta, entretanto, que a criação e disseminação de boatos ou notícias falsas pode ser enquadrada atualmente como crime contra a honra.

“A criação e disseminação de boatos pode configurar um dos crimes contra a honra, quais sejam, calúnia, injúria ou difamação. Isso dependerá do conteúdo do boato e sempre da avaliação do juiz. Nesse sentido, vale notar que há boatos inofensivos, que podem não se configurar como crimes (por exemplo, espalhar que uma celebridade está namorando uma pessoa, saindo com alguém , etc).”

No Código Penal brasileiro, essas implicações legais ligadas a boatos se enquadram nos chamados crimes de honra:

Calúnia: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Pena: detenção de seis meses a dois anos e multa.

Difamação: Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Pena: detenção de três meses a um ano e multa.

Injúria: Injuriar alguém, ofendendo lhe a dignidade ou o decoro. Pena: detenção de um a seis meses e multa.

Os três crimes têm penas semelhantes, mas toda detenção menor que 4 anos é convertida em cesta básica e outros serviços.

Como identificar uma notícia falsa:

1 – Você conhece o site da notícia?

Aqui vou citar um deles que gosta às vezes, de espalhar notícias não existentes - por exemplo : Usaram meu nome disfarçadamente com fotos , para falar que eu fiz uma previsão - ou seja , mudaram o conteúdo para espalhar o ódio

Essa é uma das notícias falsas sobre minha pessoa do Canal Lukas News – pois jamais falei com esse youtuber , nunca disse que o Brasil ganharia de 3 X 2   contra o México .

fake news 2

Acompanhe a informação falsa abaixo :

É só pedir para esse Canal do Youtube o nome desse veículo de comunicação que ele cita lá ?

Veja que após nossa divulgação o vídeo acima foi mudado a foto – veja abaixo como estava antes no link abaixo e um dos vídeos foi excluído :

aqui  está o Original abaixo  , antes de ser mudado :

 

Mas o dono desse canal do youtube, faz vendas lá , e fatura com a mentira ... Vendendo notícia falsa e as pessoas caem na armadilha em acreditar sem consultar a fonte .

 

fake news 1

Veja que ele posta um novo vídeo , falando por mim, dizendo que reconheço o erro ?

Falsa informação acima – e observe que acabou de enganar dezenas de pessoas que acreditam no que fala ! ?

Deixamos aqui claro também , que nada temos contra Canal Lukas News – entretanto, temos o dever de colocar a verdade e respeitamos todos nossos seguidores ( internautas )

E veja que tem dezenas de comentários desairosos crucificando minha pessoa - olha só como as pessoas acreditam em tudo – sem mesmo consultar a fonte?

As  ofensas também foram retiradas depois da divulgação dessa notícia . E agradecemos , pois, nada que foi  dito pertencia a nosso trabalho 

Até da Anitta inventaram que eu havia falado que ela iria morrer ? Nunca falei isso - e um Canal divulgou essa falsa informação e sabe , que até ela acreditou nisso na época ? um absurdo .

Até ela acreditou nisso ?

Você conhece o site? Sabe que tem uma equipe responsável por ele? Se não conseguir encontrar nenhuma informação sobre o autor ou nenhuma seção que explique o que é o site, é melhor ficar atento.

2 – Dá pra saber de quando é a notícia?

Geralmente, notícias falsas não indicam quando o fato narrado aconteceu – se nesta semana, se neste ano, se há dez anos. Por isso, é muito fácil que boatos antigos voltem a circular nas redes de tempos em tempos. Como não há indicação de tempo, aquela “notícia” pode sempre ser atual. Por isso, veja se a notícia é datada de alguma forma. Caso o texto tenha uma data de publicação, busque por ela – pode ser que aquele link seja antigo. Eu já fui vítimas várias vezes de notícias falsas, uma das maiores delas foi em 2007 - quando um programa da Grande Mídia Marrom, editou , uniu gravações e fotos – forjando toda a filmagem - convidando ( pessoas que já trabalhavam pra eles ) para falar de algumas cartas - ou seja, induzindo as pessoas ao erro com notícias mentirosas e falsas - e usando convidados para defender Político sujo e desonesto , pra isso, necessitavam apontar defeitos nas minhas missivas – ou seja, inexistentes na visão legal . ( naquela época amigão deles porque eram favorecidos em vários negócios ilícitos - veja como o crime é notório no Brasil - depois de passar mais de 11 anos – agora essa mesma Emissora de Televisão, é contra esse Político cujo foi amigão na época .   estranho né ?

falsa1

 

Tudo o que compartilhamos, damos like e clicamos é um ato publico de fazer mídia. Só recebe atenção, aquilo que damos atenção. Por isso é alarmante a grande quantidade de notícias falsas e boatos que se espalham pela internet. Muitas com potencial de causar danos irreparáveis.

3 – A notícia é assinada? Por quem?

Segundo especialistas, a maioria das notícias falsas compartilhadas nas redes sociais não tem um autor identificado – principalmente quando são apenas textos repassados por Whatsapp e não estão hospedados em sites.

5 – A notícia é “bombástica”?

Aqui entra a questão de bom senso: se uma notícia parecer, à primeira vista, “inacreditável”, talvez seja justamente porque ela não existe. Segundo especialistas, em geral, quem tenta enganar os leitores escolhe exagerar ou inventar eventos absurdos para mexer com a emoção do público, principalmente quando as opiniões estão polarizadas. Pessoal , Jucelino Luz , pede sempre quando citarem o nome dele consultem a fonte primeiro, através de seu e-mail ,se é verdade e cuidado com falsas informações via internet que serve apenas para disseminar e implantar o ódio entre as pessoas .   Cuidado com falsas informações e muitas vezes, com seus divulgadores.* cheio de armadilhas “  

Mario Ronco Filho -Jornalista

Programando a Viagem

On-Line

Temos 112 visitantes e Nenhum membro online