Jucelino Luz fala sobre incêndios em Portugal , chuvas em Bangladesh , Serra Leoa e na China
Presságio de Jucelino Luz
O incêndio em Parada do Pinhão, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, que começará no dia 13 de agosto 2017 , e continuará com muita intensidade e será
empurrado pelo vento forte e cruzado, seguirá em direção a três aldeias: Vilarinho de Parada, Parada do Pinhão e Paredes. A situação mais complicada será em Parada do Pinhão, onde três casas serão atingidas pelo fogo, bem como um armazém de lenha de uma panificadora, e de onde será retiradas algumas pessoas das habitações.
Haveremos de ter ainda muitas aldeias ameaçadas. A situação permanecerá de angústia e os habitantes pedirão ,segundo presságios de Jucelino Luz em 31 de maio de 2017
As chamas obrigarão durante o dia à retirada de várias pessoas de uma unidade hoteleira., as chamas em Louriçal do Campo, no distrito de Castelo Branco.
O incêndio de Vila de Rei será uma das duas frentes do que lavrará nas últimas horas em Ferreira do Zêzere. A estrada de ligação a Vila de Rei ficará cortada devido a derrocadas. haveremos de ter proximidade das chamas às casas” na localidade de Casal da Serra. , teremos as chamas em Louriçal do Campo, no distrito de Castelo Branco.
Outro incêndio de Vila de Rei será uma das duas frentes do que acontecerá em Ferreira do Zêzere. A estrada de ligação a Vila de Rei ficará cortada devido a degradação .
Em Dornes, avançará para o rio e entrará em Abrantes. Em Beco, Senhora da Orada, as chamas serão fortes
Casas vão queimar em Parada do Pinhão, Sabrosa Um outro incêndio que será iniciado na Parada do Pinhão, Sabrosa, e haveremos de ter ocorrências mais graves , depois do vento atiçar as chamas que acabarão a cercar a localidade. E entre Lamares e Parada do Pinhão. A circulação foi também será proibida num perimetro da EN15 entre o entrocamento da A4 e Parada do Pinhão. Além desta aldeia, também Vilarinho de Parada e Paredes serão ameaçadas pelas chamas . Já em Coimbra, o incêndio será iniciado em Carvalhosa alastrará a Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares e Lousã. Vila Nova de Poiares estará rodeada de chamas e de fumo. Em Torres do Mondego, Carvalhosas, Coimbra, vão ter que combater as chamas e em Pussos São Pedro, Alvaiázare que estendem -se em chamas . Será uma dos piores incêndios enfrentados em Portugal que terá que pedir apoio a outros países .
Chuvas fortes com deslizamentos no Nepal ,Bangladesh e Índia
Haveremos de ter muitas vítimas que serão provocados por chuvas, deslizamentos , na chuvas de monção que iniciará no dia 10 até 16 de agosto de 2017 .
Na Índia um deslizamento de montanha arrastará possivelmente dois ônibus e causará muitas mortes e feridos no noroeste da Índia .
No leste da índia , em Bihar fronteira com Nepal , milhares terão que abandonar suas casas
Enquanto isso no Nepal , milhares deixarão suas casas por motivos das enchentes
Em Bangladesh , milhares serão prejudicados pelas chuvas e enchentes naquela data supracitada.
Serra Leoa -África
Centenas de pessoas – ou seja mais de 300 poderão morrer ,em Serra Leoa -África, depois de um deslizamento de terra na capital da Serra Leoa, Freetown . Devido as fortes chuvas que vão assolar o local entre 12 a 14 de agosto de 2017
Depois de chuvas intensas, uma torrente de lama lançar-se -á sobre as casas, deixando muitas cobertas.
Ataque em Hotel famoso em 2018 , na capital de Serra Leoa -África e uma possível queda de avião também em 2018
China
Ao menos 36 pessoas poderão morrer e outras treze ficarão feridas em um acidente de ônibus em um túnel do norte da China, O acidente ocorrerá no dia 10 de agosto de 2017 em uma estrada da província de Shaanxi. . O ônibus procederá da cidade de Chengdu, no sudoeste do país.
Fortes Chuvas enchentes vão atingir a China e castigar a parte central do país. Um deslizamento de terra será no dia 08 de agosto de 2017, na província de Sichuan, no sudoeste da China, deixará em torno de oito mortos e 17 desaparecidos, E cobrirá a aldeia de Gengdi, em uma área habitada principalmente pela minoria étnica dos yi.
Dois fortes terremotos vão atingir a China no dia 08 de agosto de 2017 . A maioria dos mortos e dos feridos será registrada perto da cidade de Zhangzha, um dos pontos de acesso ao Jiuzhai Valley, parque com cachoeiras e formações rochosas que atrai visitantes da China e do exterior., o sismo terá uma magnitude de 6.0 graus . No dia 09 de agosto de 2017 , outro forte terremoto de 6.0 sacudirá o país, a cerca de 2.200 quilômetros de Jiuzhaigou..
Mario Ronco Filho – jornalista