Tsunami na Noruega em um futuro próximo - presságio de Jucelino Luz
A atividade sísmica nas montanhas norueguesas, que constantemente ameaça desabamentos sobre os fiordes, é parte dos presságios de Jucelino Luz para um alerta de Tsunami , uma catástrofe que acompanha o drama das pessoas e equipe de geólogos que vigiam a montanha na região de Geiranger.
O objetivo é conquistar a atenção das autoridades para essa catástrofe com todos os problemas que devem acontecer de uma das tragédias anunciadas por carta enviadas por Jucelino Luz . “ Queremos apenas salvar vidas humanas , a parte matéria poder ser recuperada …”
Tudo se passa na pacata região de Geiranger, nos fiordes noruegueses, onde seguimos as preocupações dos presságios , que pede vigilância a atividade geológica das montanhas daquele fiorde, e de outros na Noruega , para tentar precaver de desabamentos que possam provocar tsunamis que afetem as povoações que vivem perto das margens, há indicações suspeitas que levam a pensar que a tragédia pode acontecer em um futuro próximo ( conforme datas apontadas na carta ) . Todavia, alguns são mais relutantes em aceitar tal fato, e em breve Geiranger e arredores vão estar sob a ameaça de uma onda gigante.
Começando pelos aspectos positivos, o local é lindo demais , turisticamente falando ,ou seja , difícil de aceitar isso, Jucelino esteve por lá fazendo suas Palestras e visitando algumas regiões magníficas, por isso, que traz –nesse alerta (ainda que alarmista) para uma realidade que talvez todos nós desconheçamos, existir uma intensa atividade geológica nas montanhas norueguesas, com placas instáveis em constante movimento, e capazes de provocar desabamentos que podem ser fatais para as localidades das margens desses fiordes. Foi o que aconteceu em 15 de Janeiro de 1905 em Lodalen, causando em torno de 64 mortos, e transformando um alerta em um pesadelo, sempre presente no subconsciente dos moradores daquelas regiões.
Mas se esta novidade e as inúmeras imagens da lindíssima paisagem natural norueguesa são motivos de interesse, o presságio praticamente esgota-se nisso. O que resta é um chorrilho de lugares-comuns em que tudo parece já ter sido escrito uma mensagem antes. Senão veja-se. O homem que dá o alerta não é ouvido por ninguém;( quase sempre acontece assim…) para aumentar o dramatismo, quando aproxima-se da data . as pessoal mal conseguem dormir direito,; entra em conflito com a própria aceitação , muitas vezes, por excesso de confiança ; outras por medo , circunstancialmente, tendo de salvar todos, um por um, como pastor que busca ovelhas tresmalhadas; pelo caminho, e com a tragédia a decorrer, é ainda aquele que é capaz dos atos mais heroicos.
Alerta de um Tsunami torna-se, por isso, um lento processo crescendo para uma tragédia anunciada, a qual passa a ser terreno fértil para o pânico, e aquele temor das pessoas, por ter de passar por todas as pequenas e grandes situações .Todos os momentos são dramáticas corridas contra o tempo, onde corre sempre tudo bem, mas só depois de se resolver no último segundo (às vezes até depois disso, como na obrigatória ressurreição de um afogado. Tudo é feito para nos tentar mostrar a história que somos nós , pelo nosso livre arbítrio , que podemos fazer um novo começo.. E no final fica quase a ideia de que o tsunami será um aprendizado, uma limpeza de uma catástrofe natural que poderá ocorrer no fiorde de Geiranger. A ação se trata de uma evacuação urgente, se caso se concretizar , antes que uma onda de 40 a 80 metros de altura faça um tsunami e destrua a vila de Geiranger e muitas outras localidades , que também estão em risco grande, como a cidade Berger , assim em diante …
Sobretudo sabemos, que a Noruega é o próprio milagre entre pérolas naturais com fiordes majestosos, lindas e selvagens cachoeiras, encostas verdejantes, é como um país das maravilhas.
Mas esta não é apenas uma historia de ficção. Hoje, existem quatro montanhas de alto risco. E cartas foram enviadas para autoridades e o Serviço Geológico do UNG, que estão monitorando de perto os movimentos das secções das montanhas.
Houve três avalanches na Noruega em 1900:
Dois acidentes em Loen, Stryn em 1905 e 1936, que custaram respectivamente 61 e 73 vidas quando milhões de metros cúbicos de rocha e massa solta inundou o interior.
Em 1934: Três milhões de metros cúbicos de rocha desmoronou em Tafjord e criou ondas de até 64 metros de altura. Ondas quebravam sobre Tafjord, matando 40 pessoas.
Atualmente, uma fenda de 700 metros no Åkneset Fjell, também conhecido como “O Fjell (Montanha da Morte”, se expande cerca de 10 a 17cm por ano e, inevitavelmente, irá gerar um deslizamento de terra, muito forte criando uma tsunami no fiorde e destruindo tudo em seu caminho antes de chegar em Geiranger.
Um fato similar já aconteceu em 1934 em Tafjorden, quando na madrugada do dia 7 de Abril, um deslizamento de terra gigantesco despejou mais de 2 milhões de metros cúbicos de pedras dentro do fiorde, criando uma onda de mais de 60 metros de altura que matou mais de 40 pessoas na região
Noruega em 2014
No dia 29 de janeiro de 2014, conforme presságio de Jucelino Luz , ocorreu um tsunami com cerca de 15 m de altura num fjord da região de Nord-Statland, Noruega. O facto de não haver um registo de sísmico e dos efeitos causados estarem numa área restrita, leva a crer que esta onda gigante foi causada por um movimento de vertente submarino.
Só para deixar vocês mais tranquilos, em 1976 Jucelino Luz enviou muitas cartas para geólogos renomados e para Universidades , para pesquisar um possível Mega-tsunami , e em 2001, Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos Benfield Grieg, da University College of London, revelou que uma (muito provável) erupção no vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, pode causar um deslizamento de terra que despejaria cerca de 500 bilhões de toneladas de terra dentro do mar, dando origem à um Mega – tsunami de aproximadamente 100 metros de altura que devastaria a costa africana. Na rebarba, ondas que iriam de 7 à 30 metros de altura, chegariam ao Caribe, às praias do sudeste dos Estados Unidos e ao nordeste do Brasil. ( e em outras regiões da Europa)
Jucelino Luz também a possibilidade de que um bloco de gelo na Antártida estaria prestes a desabar, causando também uma elevação no nível do mar que num futuro próximo e causará problemas a região sul e sudeste do mapa , e esse presságio já se concretizou , esperamos agora o resultado daqui uns 7 anos ( ou menos )
Devemos entender, que o presságio não é expectativa ,portanto, está relacionado ao sentimento energético espiritual de um acontecimento numa linha de tempo identificada ; podendo alterar conforme as mudanças energéticas do local ( adiantar-se da data estabelecida ou mesmo podendo atrasar ) onde destina-se ao evento ( ou a catástrofe )
Nosso único objetivo é alertar e tentar proteger as pessoas inocentes , sem críticas a ninguém ou de querer apontar responsabilidade se a catástrofe tornar-se realidade . O mais importante , que temos a consciência e também a oportunidade de saber de algo bem antes de se concretizar.
“As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”
Mario Ronco Filho – jornalista
Clicar no Link abaixo para saber mais informações :