Uma guerra transformada em duas ! - Criado pelo conflito entre a Rússia e Ucrânia !
O conflito envolveu dois países e o mundo indiretamente , escalada da tensão entre Rússia, Ucrânia e potências ocidentais prossegue , com combates travados na capital ucraniana Kiev. O presidente russo Vladimir Putin autorizou uma operação militar que, desde dia 24 de fevereiro de 2022 , registrou ataques aéreos em todo o país e ainda a entrada de forças terrestres em território ucraniano.
Somado a isso, Putin já havia reconhecido a independência das províncias separatistas de Donetsk e Luhansk, que ficam próximas da fronteira russo-ucraniana, ato que gerou sanções econômicas do Ocidente. O Parlamento russo havia autorizado ainda o uso de tropas militares fora do território do país; o que sinalizou para uma intenção russa de atuação ampla na Ucrânia.
A outra guerra , ou seja, a segunda guerra , é uma forma de terrorismo produtivo feita dentre outras maneiras através de tarifas além de desvalorização cambial e também é uma forma de violência econômica. que vai levar sofrimento para o povo Ucraniano , Russo e para o mundo . Segundo análises ,, a principal causa da pobreza no mundo é a guerra econômica. A guerra econômica tem entre uma das suas principais consequências o sofrimento e morte que é um dos objetivos a serem infligidos muito embora tenha entre um dos seus efeitos colaterais a migração massiva o impasse político e os demais custos econômicos.
Os recursos naturais tem atuado como um dos motivadores das guerras econômicas, que também podem ser conduzidas pelo setor privado varejista e de transportes. É formada em um sistema de alianças internacionais de assistência mútua e foi projetada para derrubar governos hostis também. Ela pode envolver embargos, sendo a Rússia um exemplo malsucedido deles, e aproximar outros países alvo. Apesar de custosas, as guerras econômicas remuneram aliados. Existem maneiras de mitigá-la, como estocar ouro no país. Essa última planejada pelo líder Vladimir Putin, não vai ser bom para a população na Rússia , que acabou de sair de uma crise forte do Covid19 , agora tendo que enfrentar uma das piores guerras , fome , restrições, pressão externa e desvalorização da moeda . Bem como , não vai ficar muito bom para Ucrânia , pois, formará milhares e milhares de refugiados e crianças inocentes que vão sofrer em todos os lados .
“ Quem perde a guerra , não é apenas os países que se enfrentam entre si , de certo modo, humilhando um ao outro. Em qualquer guerra o mundo , é um dos maiores perdedores ! “
A guerra econômica é considerada injusta por boa parte da mídia conservadora.
Os Chineses costumam ser os maiores atravessadores da guerra econômica no mundo, pois, esse ano vai enfrentar uma crise econômica na China - que será elevada por vários fatores , com a guerra entre a Rússia e Ucrânia ,vai se agravar ainda mais . Sendo assim, ela é a mão visível do mercado negro além de cortar financiamento e gerar inflação. Pesquisas demonstram que essa guerra atual , vai se transformar na pior guerra econômica, onde tem característica étnica. Governos de vários países têm criticado a invasão da Rússia com sanções econômicas. Além disso, geralmente a guerra econômica é criada para se conservar os empregos no país como uma forma de evitar a evasão de capitais e se criar um protecionismo, no entanto, nesse caso essa guerra além de ser brutal , vai elevar as taxas de pobreza em vários países . Esperamos a paz entre os países envolvidos , antes que seja tarde - e que Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky mudem de direcionamento para que o povo de ambos países não venha a sofrer mais do que já sofrem . E que decidam rapidamente , que o mundo já está abalado por uma crise que iniciou-se em 2007 e não parou até a presente data . O que podemos antecipar que os dois Presidentes ,tanto da Rússia tal como da Ucrânia , correm risco de vida - poderão sofrer um ataque planejado .
Ainda a propósito da mensagem do dia da orações que fizemos no dia 1 de março de 2022 , promovido por Imanna Light na França , com as vibrações energéticas da luz espiritual de Jucelino Luz, é lembrarmos do dia Mundial da Paz,, lançando um olhar da fé e cidadão sobre as diferentes sociedades e culturas, constata que o cenário mundial, lamentavelmente, hospeda conflitos, crises e situações constrangedoras, com a prática de violências e intolerâncias que comprometem a liberdade das pessoas – precioso e imprescindível caminho para a paz. Jucelino Luz sublinha o quanto é doloroso, em algumas regiões do mundo, impedimentos e impossibilidades para que se tenha liberdade de professar a própria fé, sem pôr em risco a vida e a liberdade pessoais. Como vem acontecendo agora entre a Rússia e Ucrânia .
Há algo que ultrapassa tudo, de caráter transcendente que não pode ser negado e pisado, está além das conquistas científicas e tecnológicas. A consequência, pois, é o comprometimento da paz. Na verdade, se tornará difícil e inviável, caso se pisoteie a dimensão transcendente da pessoa, a afirmação de uma paz autêntica e duradoura para toda a família humana. Nem mesmo as estratégias da igualdade social têm força suficiente para mantê-la. Sem a dimensão transcendente da pessoa, cultivo próprio da experiência religiosa, a igualdade estabelecida se deteriorará, porque o que sustenta a paz vem de dentro do coração humano, sacrário recôndito da presença de um Universo Superior , fonte de sabedoria, amor e gosto por ela. Esta presença amorosa, se configura, tomando forma em condutas dignas e honestas, e se agigantando em práticas vivenciais com incidências sociais e políticas fortes, com poder de promover e sustentar a paz. Trata-se, pois, de uma espiritualidade imprescindível para o mundo. A vida espiritual é direito sagrado e necessário, como indispensáveis são outras demandas sociais, humanas e corporais. Não se pode descuidar da vida espiritual. Só assim cada pessoa e comunidade de fé, sem fundamentalismos e manipulações, poderão desenvolver espiritualidade fecunda que dará sustentação à paz.
Professor Jucelino Luz - orientador espiritual, visionário, escritor .