Ciclone extratropical vai possivelmente trazer ventania e temporais para a região Sul do Brasil, e um Tufão no Japão, diz Jucelino Luz
Águas de Lindóia, 01 de setembro de 2020
Alerte seu amigo/amiga para terem muito cuidado !
A formação de um forte ciclone extratropical na fronteira entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul traz ventanias e temporais para o Sul do Brasil, podendo haver risco de rajadas de ventos fortes no sul do Rio Grande do Sul, atingindo locais como Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e Pelotas, também algumas regiões da Argentina , Paraguai e Uruguai .
De acordo com informações de Jucelino Luz , no começo de 03 de setembro 2020, o sistema já deve estar completamente organizado. Nas demais áreas do Sul do Brasil, as rajadas de vento nessa data , poderão alcançar velocidades entre maiores que 60 kms . O fenômeno é causado pela influência de áreas alongadas de baixa pressão e pela formação de uma frente fria na região.
Jucelino Luz avisa que há chance de temporais isolados em quase toda a região catarinense entre os dias 3 e 7 de setembro de 2020 . No litoral e na região oeste, há chances de rajadas de ventos fortes e eventual queda de granizo. Para essas localidades, Jucelino recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
A previsão é de que enfraqueça com o afastamento do ciclone. Esse sistema não terá influência no Sudeste nem no Centro-Oeste do Brasil.
Forte o tufão n.º 10 está se movendo para o oeste enquanto se desenvolve rapidamente no mar ao sul do Japão, segundo Jucelino Luz
A previsão é de que se torne muito forte, com ganho de força entre 04 à 05 de setembro de 2020
Existe o perigo de se aproximar de Okinawa e Ilhas Amami no dia 06 de setembro de 2020 , e de colocar Kyushu sob sua área de tempestade violenta no dia 07 de setembro de 2020 , com um desenvolvimento recorde, com força de pressão e tensão , mas pode mudar.
Calculando a pior das hipóteses é preciso que as populações de Okinawa, Amami, Kyushu, se estendendo a Shikoku e Kansai, se preparem para se protegerem pois é possível que ocorram elevações de onda jamais vistas, além de rajadas de vento violentas mais chuva.
O tufão Haishen, o 10.º do ano, é muito mais violento, por isso, os cuidados devem ser redobrados, pois pode ser o pior de todos os tempo, comparado ao mortal Isewan.
Recomenda-se ficar atento ao movimento do tufão pois a previsão pode mudar, relatou Jucelino Luz
Japão , Coréia do Sul
Pela primeira vez o Japão e Coréia do Sul vai ter registro de calor de mais de 40ºC em setembro, quebrando o recorde anterior em Saitama.
As previsões não são predestinações, no entanto, devemos ficar todos em alerta!